quinta-feira, 4 de abril de 2013
Bulldog
Apesar da aparência terrível, de quem impõe medo, o Bulldog é uma criatura gentil, afetuosa e leal. Essas qualidades, aliados á sua coragem e obstinação, levaram os ingleses a adotá-lo como o cão nacional, bem como a preservar a raça mesmo após a proibição das rinhas de cães (bull-baiting).
HISTÓRIA.
A prática que consistia em atiçar os cães para atacar os touros, para fins de entretenimento público, tinha se estabelecido na Inglaterra havia mais de 600 anos antes de ser finalmente declarada ilegal em 1835. Até meados do século XVII, os cães usados nesse esporte haviam sido denominados Bulldogs, tinham pernas maiores e eram certamente mais agressivos que a raça que conhecemos na atualidade. É provável que essa característica venha a refletir a linhagem do Bulldog pelo fato de terem sido provavelmente derivados de um cão do tipo Mastiff introduzido na Grã-Bretanha pelos fenícios no século VI a.C.
TEMPERAMENTO.
O Bulldog de hoje, bem diferente de seus antepassados, é um animal afetuoso, confiável com as crianças, porém reconhecido por sua coragem e por ser excelente cão de guarda.
ATAQUE DIRETO.
Esse pugilista do mundo canino ganhou um lugar especial no coração dos ingleses sobretudo por sua coragem; ele rejeitara qualquer ataque cuja abordagem não fosse a frontal.
DIFERENÇAS NOS GRUPOS.
O Bulldog é classificado como um cão de utilidade no Reino Unido, não lhe sendo atribuída a classificação de cão de aponte nos Estados Unidos e na Austrália.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Golden Retriever
O Golden Retriever, um cão corajoso e trabalhador, foi desenvolvido para a caça de aves aquáticas, fato que explica a razão de estarem sempre prontos para nadar em qualquer estação climática. Atualmente, são cães bem afeitos ao convívio familiar, além de continuarem os favoritos dos caçadores.
História. As origens do Golden Retriever ainda são contravertidas, porém a raça deve muito aos esforços de Lorde Tweedmouth na metade do século XIX, que incorporou os genes do Retriever do pelo liso , do Bloodhound e do Spaniel d'Água a um misterioso cão denominado rastreador russo. O resultado obtido foi um cão com a habilidade instintiva dos Retrievers de buscar e trazer a caça, além de um olfato preciso em relação ás suas aptidões como rastreador. Ele foi conhecido pelo Clube Kennel do Reino Unido em 1913.
Temperamento. O Golden Retriever é um cão de natureza gentil, independente e com um senso de lealdade bem desenvolvido. Extremamente paciente com as crianças, ele é também o cão ideal para a família, desde que esteja sujeito a exercícios regulares.
Uma preferência global. A população do Golden Retriever tem aumentado constantemente desde a sua primeira aparição em 1908. Atualmente é uma raça bem estabelecida e favorita em todo mundo.
Retriever de pelo liso. Apesar de não ser tão popular hoje, como nas primeiras décadas do século XX, o Retriever de pelo liso ainda é muito apreciado como cão de caça em concursos e exposições, além de ser um ótimo cão de companhia, apesar de ativo e brincalhão.
Tamanho. Machos: de 56 a 61cm.
Fêmeas: de 51 a 56 cm.
A simples perfeição. A genética do Golden Retriever o torna o cão ideal para o trabalho ou lazer em climas úmidos e frios.
O GOLDEN RETRIEVER A CIMA É O TUFÃO, ESTÁ FAZENDO TOSA NA TESOURA NO CENTRO DE ESTÉTICA DA VET CLINICAL !
Assinar:
Postagens (Atom)